16 de junho de 2004

Barbarians

Antes de tudo premitam-me que agradeça aqueles que tornaram possivel retornar a jogar depois de 7 anos parado e aos demais que contribuiram para ser possivel ter jogado este jogo.

Julgo que foi (se para alguns não o foi, devia ter sido)o jogo mais importante dos cem anos de existência do Rugby Português. Nunca na vida se poderia imaginar que defrontariamos um grupo de atletas da elite do Rugby Mundial, com sucedeu no último dia 10 de Junho e possivelmente nem tão cedo voltaremos a ter a mesma possibilidade.

Agradecimentos feitos, passemos à realidade. Quem não acredita que, passando pela exposição de 4 a 6 jogos de um nível deste calibre, o resultado do jogo teria sido o inverso? Eu tenho poucas dúvidas... se já com este jogo fiquei com a sensação que poderiamos ter ganho!

O que se torna necessário fazer? Encontrar formas de jogar mais vezes a este nível.

Pelo que vejo, não será através das entidades internacionais do rugby que vamos conseguir os apoios necessários para esse desenvolvimento, com o Estado que temos muito menos, não existe em Portugal nenhum Abramovich, resta-nos encarar o nosso desporto de uma forma comercial e entrar na concorrência dos espetáculos desportivos.
Já temos mais do que 1 "NBA", já temos variante de Praia, já temos um "circuito de F1", campeonatos da Europa - nem falar!... querem mais para publicitar a modalidade!!!

Apesar da falta de números o que mais faz falta é andar nesses espetáculos, ou, criar os nossos espetáculos.
Como, não linearmente, uma coisa puxa a outra e as necessidades e obrigações é quem nos faz andar. Lanço mais umas ideias...

* Campeonato Ibérico de Províncias, à semelhança do NPC da NZ.
* Participação nas Competições Europeias à semelhança do Munster e Ulster da Irlanda
* Taça Norte-Atlântico à semelhança da Super-Powers Cup (Portugal, EUA, Canadá, Irlanda(ou outro)

Bem sei que falar é fácil, mas é preciso fazer.

É necessário que os clubes portugueses actuem no mesmo sentido de modo a todos ganharmos a médio/ longo prazo

É necessário que as federações de Portugal e Espanha aprecebam-se que necessitam de criar urgentemente dinâmicas conjuntas de desenvolvimento, caso contrário correram o risco de se tornarem um resto pendurado da Europa.
Contribuição para o estupidamento...

Pois é! Também tenho direito de falar de Futebol, o nosso desporto Rei que nos faz pensar que somos os maiores e esquecer de tudo e no fim ainda vamos ser enganados porque eles não vão ganhar coisa nenhuma... vamos ver.

Vão desculpar mas vou puxar a brasa à sardinha, até estamos na época delas, e fazer umas comparaçõezitas aqui com o nosso Rugby.

É claro que ficamos por cima, embora não se desdenhe as mais valias que o Futebol pode trazer para o Rugby, nomeadamente nos aspectos de exploração de imagem, marketings, capacidade mobilizadora de adeptos, etc... no fundo, temas organizacionais onde convenhamos, a nossa modalidade ainda é muito tenrinha. Pelo menos cá em Portugal.

Seguindo... falando de jogos, por exemplo... não foi Portugal que perdeu o jogo foi a Grécia que o ganhou. Finalmente vi em jogadores de futebol aquilo que é comum em jogadores de Rugby decentes... total disponibilidade fisica e psicológica para constantemente contrariar o adversário. Apreceberam-se de quantos gregos defendiam 1 português? 1/3. o quê? Exactamente. Portugal não ganha o jogo porque se deparou com uma equipa em que cada jogador, estava disposto a defender 1 e 2 e 3 jogadores e passes portugueses.
Já agora contribuindo um pouco na teoria da conspiração. Quem organiza os JO 2004? Pois é...

Depois tivemos a França, que por sorte ou não, dizem que a sorte procura-se, lutou até ao fim do jogo à procura da vitória... o que faz qualquer equipa de Rugby competitiva? Exacto, coisas destas já estamos nós habituados.
Não sei se já aconteceram situações semelhantes neste Campeonato, mas estejam atentos, eu apostaria que ainda vai acontecer 2 ou 3 jogos com as mesmas caracteristicas.

5 de junho de 2004

Taça de Portugal

Esta ideia não é minha, mas parece-me que merece ser exposta. Não cito o nome da pessoa que me transmitiu, porque não tenho a sua autorização para tal. No entanto julgo que não se importará que exponha a sua ideia.

Assim:

* A realização da Taça no inicio da época ao invés de no fim.
* Inicio da Taça no 1º fim de semana de Setembro
* A criação de ranking em linha em número de 4, estabelecidos pela classificação do campeonato nacional transacto.
* Sorteio de competição entre linhas opostas, ou seja: entre a 1ª e a última, a 2ª e a penúltima, etc.

Vantagens:

* Terminus da época de XV mais cedo, o que proporciona disponibilidade de datas para gestão do C.Nacional e tempo para: trabalhos da selecção, Rugby de 7's, estudos para exames, preparação da época seguinte,...
* Disponibilidade de todos os jogadores para a competição (Selecções paradas)
* Servir como preparação de dificuldade crescente para o C.Nacional da I e II Divisão ("jogos treino")
* Garantia de jogos bastante competitivos a partir dos 1/4 de final

Desvantagens:

*
Eventual choque de interesses por parte dos clubes mais fracos("3ª Divisão"), por à partida ser muito complicado passar a 1ª eliminatória